PROVE – Promover e Vender

Publicado por administrador em 07-01-2022 | 2235 visitantes

O PROVE – Promover e Vender foi desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, tendo sido constituída uma parceria co-financiada pela Cooperação Interterritorial do PRODER, que pretende desenvolver e testar um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas, de modo a melhorar o escoamento das produções dos pequenos produtores.
A dinâmica associada à metodologia PROVE contribui para que uma determinada comunidade ou núcleo de produtores tenha a capacidade de reagir às condicionantes externas adversas. Os produtores têm acesso a uma nova forma de organização que lhes permite criar o seu próprio negócio, estimulando a sua autonomia e reforçando a iniciativa económica dos territórios rurais.
A solução PROVE permite construir um processo territorial de proximidade, através da comercialização de produtos locais de qualidade, promovendo o contacto directo entre produtores e consumidores, o que origina um conjunto de benefícios:
Para os Produtores porque conseguem garantir a venda dos seus produtos e ter o reconhecimento do seu trabalho, melhorando a sua auto-estima e o seu rendimento familiar.
Para os consumidores porque têm acesso a produtos frescos e saborosos com uma excelente relação qualidade/preço, o que proporciona o aumento do consumo de produtos mais saudáveis.
Para os territórios porque ocorre o aumento da competitividade das zonas rurais e uma maior interacção entre o espaço rural e urbano, com o desenvolvimento de diversas actividades geradoras de riqueza. De salientar ainda que o consumo de proximidade implica a diminuição da distância entre o local de produção e o local de consumo, o que origina benefícios ao nível ambiental e de segurança alimentar.
A aplicação da metodologia PROVE proporciona a construção de processos territoriais de proximidade que estimulam a competitividade territorial uma vez que centram a sua intervenção no estabelecimento de uma rede de parceiros, produtos e consumidores obtendo sinergias que revertem na melhoria económica, social e ambiental das comunidades, originando territórios mais competitivos e valorizados.

No Vale do Minho, estão já criados/implementados 4 Núcleos de Produtores PROVE:
Núcleo de Produtores de Paredes de Coura (Deu início em 18-06-2010)
Produtores: Teresa Filipa Abreu Sousa e Paulo Fernandes, Maria Rosa Teixeira Brandão e Maria Carmelina Cunha Pereira Gonçalves
Locais e horários de entrega:Sexta-feira, entre as 17h30 e as 19h30, na Associação para o desenvolvimento agrícola e rural das terras de Coura, situada na rua Dr. Aquilino Ribeiro, Lote 1 - Bloco 3 - Loja1
Contactos:
E-mail: [email protected]
Telemóvel: 938802211 - Paulo Fernandes


Núcleo de Produtores de Caminha (Deu início em 25-06-2010)


Produtores:Maria Goretti Correia Lima, Margarida Águeda de Sá Brito e Maria Rosa da Silva Vila Pouca
Locais e horários de entrega:Sexta-feira, entre as 17h00 e as 19h00, na Loja do Mercado Municipal, em Caminha.
Contactos:E-mail: [email protected]
Telemóvel: 962470164 - Maria Goretti Lima


Núcleo de Produtores de Valença (Deu início em 05-07-2010)


Produtores:Cristina Maria Araújo Marinho Meirim e Maria Alice Soares Chedas da Silva
Locais e horários de entrega: Segunda-feira, entre as 17h30 e as 19h00 no Centro Coordenador de Transportes (Antigo Espaço de Internet)
Contactos:E-mail: [email protected]
Telemóvel: 932341211 - Cristina Meirim


Núcleo de Produtores de Monção (Deu início em 26-07-2010)


Produtores:Maria Armanda Coelho Afonso, Maria do Carmo Luís Gonçalves Domingues e Maria Irene de Barros Veloso Alves
Locais e horários de entrega: Segunda-feira, entre as 17h00 e as 19h00 na Junta de Freguesia de Monção
Contactos:E-mail: [email protected]– Brevemente disponível
Telemóvel: 963074617 – Maria do Carmo Domingues


Como aderir ao CABAZ PROVE DO VALE DO MINHO?


1º Fazer o seu registo através do telemóvel oudo site;
2º Da lista de produtos disponíveis indicar os que não deseja receber;
3º Escolher a periodicidade e o local de entrega do cabaz;
O cabaz tem peso variável (Produtos da época) e um preço fixo.
 
Mais informações em:
www.prove.com.pt


IN Adriminho